Retiro na cidade- 09 de Março
Imagem do Premier de cordée retirada da net
Deus, o “premier de cordée”
(nota da tradutora: premier de cordée é o cume granítico de uma cordilheira montanhosa nos Alpes, 3.308 metros de altitude)
A Palavra de Deus
«Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e levou-os, só a eles, a um monte elevado. E transfigurou-se diante deles» Marcos 9, 2
A meditação
Para esta segunda semana, iremos retomar passo a passo o evangelho da Transfiguração escutado este Domingo. Iremos avançar versículo a versículo: um versículo por dia para alimentar a jornada.
O exercício concreto desta semana consistirá em ler e reler um só versículo por dia, mastigá-lo para lhe extrairmos uma «palavra» dirigida a cada um. Ouso mesmo propor que aprendamos de cor um versículo por dia para que no final da semana, saibamos o evangelho da Transfiguração de cor. Este texto poderia também acompanhar-nos até à Páscoa.
«a um elevado monte (montanha)»: As montanhas são numerosas na Bíblia: Montanha do Horeb onde Deus se revela a Moisés e depois a Elias, Montanha das Bem-Aventuranças, Monte das Oliveiras, até ao rochedo de Golgota onde Cristo é crucificado. A montanha, é o lugar de contacto entre o céu e a terra. Um lugar ideal para a transfiguração. A montanha, é também o lugar do desprendimento da planície, do quotidiano, de uma certa - ousemos a palavra - sensaboria. Como os apóstolos conduzidos ao «cume de uma montanha», deixemos a planície para entrarmos na intimidade de Deus que nós teremos, seguidamente apenas, de revelar aos nossos irmãos.
Exercício deste dia: Ler e reler este versículo, talvez mesmo aprendê-lo de cor, e entender o seu significado para mim. Qual é a montanha onde Deus me chama
Sem comentários:
Enviar um comentário