domingo, 8 de novembro de 2009

D. António Sousa Braga quer empenhamento mais esclarecido e comprometido dos cristãos


A Igreja Católica nos Açores celebra a partir do próximo dia 8 a semana da Diocese, num difícil contexto socioeconómico.
D. António Sousa Braga, Bispo de Angra, considera que a actual crise "não é só económica e financeira, mas também espiritual”. Em Nota Pastoral a respeito da semana da Diocese, este responsável assinala que o mundo em “profunda mudança e em grande crise” exige “um empenhamento mais esclarecido e comprometido dos cristãos na sociedade, com o testemunho de vida evangélica, que, promovendo valores de humanidade, torne possível uma sociedade mais justa e fraterna”.
A este respeito, D. António Braga lembra “o ideal de militância da Acção Católica, de que ocorre, a 7 de Novembro de 2009, os 75 anos de presença em Portugal”.
Citando a última encíclica de Bento XVI, Caritas in veritate, o Bispo dos Açores sublinha que “é preciso corrigir os mecanismos perversos da economia de mercado, com a lógica da gratuidade e da solidariedade, da partilha e fraternidade”.
A diocese de Angra está a celebrar os 475 anos da sua fundação (3 de Novembro de 1534 pela bula Aequum reputamos de Paulo III). O valor recolhido no ofertório do fim-de-semana de 7 e 8 de Novembro destina-se à Diocese, que “continua a envidar esforços, no sentido de saldar a dívida acumulada”.
No ano passado, o ofertório, realizado nessa mesma ocasião, rendeu 24.963 Euros. “Os tempos são difíceis e de crise” sublinha D. António Sousa Braga, apelando para “a entreajuda e partilha” ajudando “a saldar a dívida acumulada” pela Igreja nos Açores.
“Não podemos olhar para a Igreja, como uma instituição humana qualquer e muito menos com critérios meramente empresariais”, indica.
A Semana de celebrações engloba a realização do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) entre 6 e 8 de Novembro com o objectivo de “avaliar o caminho pastoral percorrido e propor prioridades para o próximo quinquénio”. Ao mesmo tempo, celebram-se os 150 anos do seminário episcopal de Angra, que no ano lectivo 2009/10 conta com 22 alunos.
"Não são grandes números, como antigamente, mas vamos equilibrando as forças. Temos de saber dar graças a Deus e, neste Ano Sacerdotal, redobrar a nossa oração e acção pelas vocações sacerdotais", assinala o Bispo de Angra.
In Agência Ecclésia
Nota Pastoral do Bispo de Angra
“SOMOS A IGREJA DE CRISTO”
1. De 8 a 15 de Novembro p.f., vamos celebrar a Semana da Diocese. No contexto da comemoração dos 475 anos da criação da Diocese de Angra (3 de Novembro de 1534). Será um momento especial de acção de graças e também de balanço e de revisão de vida, para continuarmos a ser sempre mais e melhor a Igreja de Cristo nos Açores.
Nesse sentido, vai realizar-se, no fim-de-semana anterior (6, 7 e 8 de Novembro), o Conselho Pastoral Diocesano, com o objectivo de avaliar o caminho pastoral percorrido e propor prioridades pastorais para o próximo quinquénio. Num mundo em profunda mudança e em grande crise. Que não é só financeira e económica. Mas também espiritual. A exigir um empenhamento mais esclarecido e comprometido dos cristãos na sociedade. Com o testemunho de vida evangélica, que, promovendo valores de humanidade, torne possível uma sociedade mais justa e fraterna.

Foi o ideal de militância da Acção Católica, de que ocorre, a 7 de Novembro de 2009, os 75 anos de presença em Portugal.
É o que nos recomenda o Papa Bento XVI, na recente Encíclica “Caritas in Veritate”: é preciso corrigir os mecanismos perversos da economia de mercado, com a lógica da gratuidade e da solidariedade, da partilha e da fraternidade. “Somos a Igreja de Cristo”: o Seu caminho é também o nosso caminho

Precisamente para sintonizarmos a nossa caminhada pastoral, em Igreja, Os Directores e Assistentes Espirituais dos Serviços Diocesanos de Pastoral vão reunir-se em Angra, nos dias 5 (à noite) e 6 de Novembro (todo o dia).

A 14 de Novembro, haverá nas Obras Católicas de Angra, o Encontro Anual dos Movimentos Eclesiais, que são, na actualidade instâncias eficazes de formação e de empenhamento cristãos.
Sempre dentro desta perspectiva de presença cristã no mundo e a concluir a Semana da Diocese, realizar-se-á a Assembleia Geral da Caritas Diocesana, no Lar Santa Maria Goretti (S. Pedro de Angra), de 13 (à noite) a 15 de Novembro.

Iniciamos a Semana da Diocese, no Domingo, 8 de Novembro, com o já tradicional Dia da Igreja Diocesana, que, neste quadro das comemorações dos 475 anos da criação da Diocese, assume um significado muito especial. Deve ser assinalado, em todas as Paróquias ou a nível de Ouvidoria. Como expressão de comunhão eclesial, o ofertório das Missas desse fim-de-semana destina-se à Diocese.

No ano passado, o ofertório, realizado nessa mesma ocasião, rendeu Euros 24. 963, 14 (vinte quatro mil novecentos sessenta e três euros e catorze cêntimos). Os tempos são difíceis e de crise. Demo-nos as mãos na entreajuda e na partilha! A Diocese continua a envidar esforços, no sentido de saldar a dívida acumulada. Mas a vida não pode parar. Paróquias do Pico e do Faial continuam empenhadas na reconstrução de igrejas e estruturas paroquiais. A Diocese, além dos encargos dos serviços centrais, está empenhada no restauro e ampliação do Centro Pastoral Pio XII em S. Miguel.

2. Neste Ano Sacerdotal, além de procurarmos acompanhar mais de perto a situação e condições de trabalho dos nossos sacerdotes, queremos empenharmo-nos mais na Pastoral Vocacional. A Semana da Diocese coincide com a Semana dos Seminários. Poderão enriquecer-se uma à outra. Queremos, pois, na Semana da Diocese intensificar a nossa oração e acção pelas vocações sacerdotais. E a Semana dos Seminários só ganha com o aprofundamento do espírito de Igreja e da sensibilidade pela Igreja Particular. Para isso muito tem contribuído o Seminário Episcopal de Angra, prestes a comemorar os 150 anos de fundação (Novembro de 1862).

Neste ano lectivo 2009/10, o nosso Seminário conta com 22 alunos, assim distribuídos: 2 no 6º ano; 6 no 4º ano; 4 no 3º ano; 2 no 2º ano; 4 no 1º ano; 4 no Secundário. Portanto, temos menos 2 seminaristas do que no ano passado, tendo presente que, no fim do ano lectivo passado, 5 completaram o curso e foram ordenados e 1 suspendeu a matrícula. Assim saíram 6 seminaristas e entraram 4. Não são grandes números, como antigamente, mas vamos equilibrando as forças. Temos de saber dar graças a Deus e, neste Ano Sacerdotal, redobrar a nossa oração e acção pelas vocações sacerdotais. A Semana dos Seminários é ocasião propícia para isso. Como o será também a Quinzena Vocacional, à volta do Domingo do Bom Pastor. Lembro que o ofertório em favor do Seminário Episcopal será feito nessa altura.

3. Concluindo, queria lembrar o princípio essencial da visão cristã da vida: o Primado da Graça. “Somos a Igreja de Cristo”: sinais e instrumentos do Mistério da salvação de Deus, que se realiza em Cristo, por meio da acção pastoral da Igreja. Como advertia o Papa João Paulo II, há uma tentação que sempre nos insidia: «pensar que os resultados dependem (unicamente) da nossa capacidade de agir e de programar. É certo que Deus nos pede uma real colaboração com a Sua graça (…), mas ai de nós, se esquecermos que “sem Cristo, nada podemos fazer” (cf. Jo 15, 5)» (Novo Millenio Ineunte, 2001, nº 38).

Não podemos olhar para a Igreja, como uma instituição humana qualquer e muito menos com critérios meramente empresariais. O cansaço e o desencanto, que às vezes nos invadem, devem-se, além do resto, a algum deficit de espiritualidade. Quando não se tem em conta o Primado da Graça – advertia o Papa João Paulo II - «não há que maravilhar-se se os projectos pastorais se destinam ao falimento e deixam na alma um deprimente sentido de frustação. Repete-se então aquela experiência dos discípulos narrada no episódio evangélico da pesca milagrosa: “Trabalhámos durante toda a noite e nada apanhámos” (Lc 5, 5). Esse é o momento da fé, da oração, do diálogo com Deus, para abrir o coração à onda da graça e deixar a palavra de Cristo passar por nós com toda a sua força: Duc in altum» (Id., Ibid.)!

«Faz-te ao largo»! Para o mar agitado da vida humana. Onde acontece a «pesca milagrosa».
Não podemos senão repetir, com e como S. Pedro, as palavras da fé: «À Tua Palavra, lançarei as redes» (Lc 5, 5). Com confiança e fidelidade.

+ António, Bispo de Angra
Angra, 15 de Outubro de 2009.

Sem comentários: