sexta-feira, 10 de agosto de 2007

"Quero Ver Jesus"

Sicómero

Este pequenino texto foi escrito em 05 de Abril de 2004



"Quero Ver Jesus"
Realizou-se, ontem, no hangar do Aeroporto a Missa de Domingo de Ramos em que a Igreja Católica comemora o Dia Mundial da Juventude. O título da mensagem que o Santo Padre escreveu para este dia é "Quero ver Jesus".


Ver Jesus onde? Como? E será que O quero mesmo ver?
Ver Jesus no outro que sofre, no outro que precisa, e que está mesmo aqui ao lado, na minha rua, no meu bairro, na minha ilha. Mas geralmente nós só vemos os nossos problemas e valorizamo-los de tal forma que só eles existem, somos os mais infelizes, os mais carenciados e os outros não existem para além do horizonte do nosso umbigo e hipocritamente olhamos como quem não quer ver, sorrimos e passamos adiante. Lembra-me uma canção do meu tempo de juventude, dizia o cantor qualquer coisa como isto: ..."Você quando vê um mendigo cospe no chão mas se alguém o olha estende-lhe a mão, é um homem feliz. Feliz como os bois o são nos currais e são tão felizes os animais"...Somos felizes ignorando a miséria, a dor alheia. Ignorando, não, fazendo de conta que não a vemos.


Falou-se na Missa sobre este tema, os jovens e os restantes presentes aplaudiram estrondosamente, mas...será que o que ouvimos provocará uma mudança da nossa atitude? Será que as escamas que nos cegam caíram e reconheceremos no que precisa, nem que seja do nosso respeito, de uma palavra, do muito que resta da nossa fartura, para não falar do que nos faz falta, o rosto de Jesus? Ou será que continuaremos na nossa vidinha do costume e as palavras que ouvimos não passaram de palavras lançadas ao vento e que caíram em saco roto?

3 comentários:

Anónimo disse...

QUERO VER JESUS

Eu queria ver Jesus em todas as situações porque passamos,da foma como passamos,pq a Fé com que agiamos era tão pura e tão grande como a daquela das migalhinhas.

Anónimo disse...

Recomeça ...
Se puderes,
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
do futuro,
Dá-os em liberdade
Enquanto não alcances,
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.

Miguel Torga

(Fora-da-lei)

joaquim disse...

Só hoje ao fazer uma visita ao blogue "Pardais ao Cesto" reparei no teu comentário sobre uma música que coloquei a uma cunhada minha, que tinha acabado de falecer, ainda muito nova.
Obrigado pela tua visita.
Perdoa só agora agradecer mas o meu blogue "principal" é o "Que é a Verdade?", razão pela qual nem sempre vejo o outro.
Abraço em Cristo