terça-feira, 21 de agosto de 2007

Ser bom Católico- mais inquietações

Não é permitida a reprodução desta imagem sem autorização da autora: Ana Loura



"...uma familia bonita que passa agora uma grande tormenta... como bons católicos não usavam contraceptivos e este ultimo que nasceu a semana passada é já o quinto e o ultimo, dado que a gravidez era de elevado risco e a mãe acabou por não sobreviver ao parto por sesariana..."




As minhas palavras em alturas destas parecem-me sempre vazias... mas há sempre um misto de piedade, compaixão e revolta. Ser bom Católico (Bom? Católico) é não fazer contracepção? É arriscar a vida de uma Mãe? Foi a vontade do Pai? Pai ajuda-me a entender


Abraços fraternos

3 comentários:

Alecrim disse...

Sem palavras, Ana. Tu sabes. Em mim vence a revolta.

Guidinha Pinto disse...

Pois é. O atraso é tanto quer do lado político quer do lado da religião, que ainda não fomos - nós, o povo - capazes de pensar por nós e andamos por aí às sentenças dos outros. Foi o que nos restou do Salazarismo: Nas ditaduras alguém pensa e age por nós. Nós só temos de obedecer e não pensar. Mas foi em 1974 que a ditadura teve fim. Já devíamos ter percebido que se as coisas não evoluem a culpa é nossa, só nossa.
Faz muita falta estudar, saber, perceber as coisas, para podermos por nós decidir. Fazer como fez na praia - perguntar se era verdade a proibição ... e porquê?! Mas não se passa daí, né?
A iletracia é enorme. E já lá vão duas gerações.
Abraço.

Rui Santiago cssr disse...

Em COMUNHÃO no sofrimento em nome de um "bom" catolicismo certamente nao querido pelo BOM DEUS!

Em comunhão, apenas...

SHALOM