sábado, 6 de outubro de 2007

"A Andorinha abraçou o Lavrador"

Esta história teve início fez já 5 anos. Depois de uns mêses antes eu ter encontrado, numa das minhas primeiras entradas na Internet, pessoas com quem passei a ter encontros diários nos chats da Canção Nova onde foi por acaso que entrei a primeira vez, acaso ou talvez não.

Conheci, ou melhor, conhecemos a Maria do Céu, por intermédio de um jóvem fantástico que tinhamos conhecido, também, no Chat da CN e que passou a fazer parte do grupo que se reunia para trocar ideias e conversar com as pessoas que lá entravam à procura de amparo. Diziamos nós que faziamos o "Ministério da Misericórdia". Com a criação da Comunidade de Nazaré, foram criados duas salas de Chat, uma para a Comunidade e outro para os Peregrinos que nela aportassem, era aí que falavamos com a Maria do Céu e foi aí que ela nos deu conta da sua vocação de contemplação e acção. Resumindo. Um dia o Rui diz-nos q a nossa Céuzinha decidira "fazer uma experiência de vida" dentro de um mosteiro na Congregação das Irmãs Hospitaleiras de Nossa Senhora da Conceição http://www.confhic.com/Site/index.php. O comentário imediato do Irmão Silencio, Monge Trapista que com as suas palavras, que podem ler no Abraço do Pai http://abracodopai.blogspot.com/, ajudou tantos corações atribulados, inclusivé o meu, foi: "A Andorinha abraçou o Lavrador".

A Céu professou os "Votos Temporários" no passado dia 4, dia de S. Francisco Patrono da Congregação, no Mosteiro de S. José, na Vila das Aves.

Aqui fica a "reportagem" que fiz:
Cheguei ao Mosteiro por volta das 10 da manhã. Entrei na Igreja para uma pequena visita ao "Prisioneiro do Amor" e depois de ter falado com a simpática e jóvem Irmã Mestra das Noviças a quem tinha pedido telefonicamente que me fosse autorizado assistir à cerimónia fui passear pela quinta do Mosteiro que é grande e acolhedora, bem tratada, com campos de "novidades", pocilga "guardada" por um simpático cão, vacaria, vinha, respectivo lagar e pinhal. Apesar do grande movimento do trânsito nas estradas que passam nas imediações, repira-se paz e calma, há um ambiente que convida à meditação.


















Pelas 11 horas dirigi-me ao interior da Igreja e sentei-me num dos lugares atribuidos aos familiares e convidados, por indicação da Irmã Mestra das Noviças. Estava emocionada. A perpectiva de ir ver pela primeira vez a Céu, ainda não a conhecia pessoalmente apesar de nos encontrarmos na Net, nos termos falado umas duas ou três vezes quando ela ainda estava em Gaia, fazia-me acelerar o coração, ainda para mais num acto tão importante na vida dela. Ainda não disse que o tal grupo que se conheceu na net se cimentou numa Comunidade chamada de Nazaré, http://www.comnazare.info/ por sugestão do nosso querido Irmão Silencio e com o precioso apoio desde o início e durante estes anos todos do Irmão Victor Dinis, http://almasdesnudadas.blogspot.com/ homem dos sete ofícios, que neste momento está a fundar a Fraternidade de Nazaré, que tanto sonhou, de Irmãos Consagrados e leigos http://fraternazare.no.sapo.pt/. Foi em representação da Comunidade de Nazaré que assisti/participei da Cerimónia. Juntamente com a Maria do Céu, professaram mais 3 Noviças numa Eucaristia presidida pelo Pároco da Paróquia onde está inserido o Mosteiro e concelebrada por alguns sacerdotes entre eles um amigo da Céu, vindo de Évora, e um representante dos Franciscanos.
Nas fotos que se seguem podem ver um aspecto geral da capela, o grupo das Noviças a professarem os votos; a ser-lhes colocado o véu símbolo da obediência à Igreja; a Irmã Mestra das Novíças e por detrás dela a responsável pela Província portuguesa; as Noviças a executarem uma coreografia alusiva ao som do cântico "Senhor, tu me criaste por amor"; o Pároco; o cortejo do Ofertório; a cerimónia de aceitação da Regra da Congregação; a festa à saída da igreja com a Mãe da Irmã Maria do Céu a abraçá-la; as flores que lhe ofereceram e a mesa onde almoçamos (onde comi a correr um prato de sopa e um pouquinho de um frango e batatinhas assadas, arroz que estavam uma delícia. Saí da festa a correr pois o trabalho esperava-me ao qual cheguei em pouco mais de 30 minutos...urgências...





















Em nome da Comunidade de Nazaré foi-lhe oferecido os livros:
Missa no topo do Mundo de Teilhard de Chardin;
Vida de S Francisco de Assis de Agostinho da Silva;
Oração: Frescura de uma fonte de Madre Teresa e Irmão Roger;
e um terço numa caixinha ambos feitos em madeira de oliveira de Assis;

2 comentários:

Anónimo disse...

REpresentaste bem...e que fidelissima reportagem que nos envolve nesse ambiente de entrega ao Senhor nos mais pequeninos,conforme o comando evangélico.

Obrigada!

Anónimo disse...

Recebi a tua mensagem, na hora, e fiquei em comunhão,agradecida. Agora, à chegada, estava ansiosa para vir até aqui, e fiquei grata pela reportagem que estava certa irias fazer...Obrigada, Ana! Quando uma andorinha abraça o Lavrador, outras do mesmo bando adejam por perto, procurando, cada qual a seu modo, estreitar laços com ele. E nada disto é por acaso...
Lila