sábado, 20 de fevereiro de 2010

Retiro na cidade - 3


A Palava de Deus

“Ninguém vai ao Pai senão por mim”

Evangelho segundo São João, capítulo 14, vesículo 6




Caminhar humildemente


Se redescobrimos o sabor da verdade, o que precisamos de absolutamente fazer, é metermo-nos a procurá-la verdadeiramente: não nos resignarmos a qualquer catástrofe, começar a sermos livres afim de o sermos um dia plenamente, ir sempre de verdade em verdade cada vez mais saborosas..

Temos a inteira garantia de não encalharmos num impasse, porque Aquele mesmo que nos fez decidir a metermo-nos a caminho não cessará de acompanhar-nos de mais perto, até ao fim que é Ele próprio. «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida» diz Cristo. Não temos que recear seguir um caminho que nos conduza a parte nenhuma, já que o Caminho já é o destino : a Verdade e a Vida. Nada teremos a temer em aspirar a uma meta a que nenhum caminho leva, já que a própria meta, Deus, se fez caminho para nós.

Esta afirmação paradoxal de Cristo vale por todo o caminho: em todo o caminho que conduz verdadeiramente a qualquer parte, o objectivo não para de guiar aquele que caminha. É que a verdade não é qualquer coisa que se inventa ou se manipula na medida dos nossos desejos: ela é qualquer coisa que se descobre, que não apenas nos empurra, mas que nos guia para ela a cada passo que damos – tanto que ela seja efectivamente a verdade, e não apenas o que desejamos colocar no seu lugar!

Não podemos caminhar senão humildemente: aceitando deixarmo-nos guiar por um caminho. Que esse caminho seja para nós Cristo!.

Sem comentários: