sábado, 20 de fevereiro de 2010

Retiro na cidade - 4


A palavra de Deus

21Caríssimos, se o coração não nos acusa, então temos plena confiança diante de Deus, 22e recebemos dele tudo o que pedirmos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que lhe é agradável.
Evangelho segundo São João capítulo 3, versículos 21 e 22



Da amargura à luz




"O mais difícil é o começar", diz o provérbio. Faz parte da natureza das coisas que os começos tenham qualquer coisa de uma dificuldade especial, que não têm os compromissos. Se queremos tornar-nos livres, verdadeiros, luminosos, é porque partimos de uma situação em que, de uma forma ou de outra, existe alguma obscuridade, alguma errância, que nos mantêm cativos e que devemos superar.
Se não devemos nunca crer que somos apenas pecado, não devemos nunca também imaginar que não temos nada a reprovar-nos. De entre as verdades muito simples de que partiremos para caminhar, e há-as já bastante doces: o preço inestimável que tenho para Deus, o amor indefectível que Ele me tem; mas existem também algumas que têm o gosto amargo do pecado: se eu lanço, no íntimo, na presença íntima de Deus, um olhar lúcido sobre mim mesmo, encontrarei muito bem, mas também encontrarei muito o mal: o que eu poderia ter feito melhor para responder ao amor de Deus e dos meus irmãos, mas não fiz. Ou ainda: o que posso agora e doravante fazer!
Deus chama-nos, em todos os tempos mas de forma singular no tempo de Quaresma, a «fazer a verdade»: a não pensar que a verdade já está «toda feita», mas acima de tudo ter a coragem, agora, já, de reconhecer as nossas faltas de verdade, afim de a fazermos um dia verdadeiramente.

Tenhamos a certeza de que a Luz estará no fim do caminho!


Traduzido de: http://www.retraitedanslaville.org/ dia 20 de Fevereiro 2010

Foto: Ana Loura

Sem comentários: