terça-feira, 3 de março de 2009

Retiro na cidade-04 de Março


Foto de Ana Loura: A magnífica Capela Sistina
Tradução da proposta de meditação quaresmal dos Dominicanos de Lille em http://www.retraitedanslaville.org/

“Arriscar e ser generoso”

A palavra de Deus
.
Dai e ser-vos-á dado: uma boa medida, cheia, recalcada, transbordante será lançada no vosso regaço. A medida que usardes com os outros será usada convosco.» Lucas 6, 38 (Bíblia dos Capuchinhos)
.
A meditação
.
A generosidade ! Nos tempos que correm temos pouco costume de falarmos na generosidade como uma das principais virtudes. A generosidade, é uma certa grandeza de alma. Antigamente para a designar, falávamos de “magnificência”. Ser magnificente, é querer realizar coisas grandes: é não olhar à despesa quando queremos ser generosos.
.
Quando a ocasião o pede, a pessoa generosa faz as coisas magnificamente: nas celebração de um casamento ou de uma festa, por exemplo, ou nas construção de uma casa. Um esposo generoso quer a pureza e a sinceridade do amor conjugal. Um cristão generoso quer conceder o perdão àqueles que lhe fizeram mal.
.
O que o homem verdadeiramente generoso procura como prioridade, não é ele próprio. Ele não desdenha o seu próprio bem-estar, é certo, mas ele procura também alguma coisa ainda maior que ele próprio: o bem da sua família, dos que lhe estão próximos, dos seus concidadãos, de todos aqueles que poderá ajudar, próximos ou longínquos. Ele vai mesmo até querer o bem do seu Deus! Ele coloca a sua honra ao fazer coisas belas porque ele quer amar com grandiosidade e generosidade.
.
Na generosidade cristã, há como que um tentar transbordar na busca do que é apenas simplesmente grande e belo. É um aspecto da busca da santidade, que bane o medo e a mesquinhez, nos impele a correr riscos e a querer dar frutos. Não tenhamos medo de sermos magnificentes na nossa vida segundo o Evangelho

Sem comentários: