quinta-feira, 5 de março de 2009

Retiro na cidade- 06 de Março


Foto retirada da net
Arriscar e suportar o imprevisto
A palavra de Deus

«Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei-de aliviar-vos. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.» Mateus 11, 28-30 (Bíblia do Capuchinhos)

A meditação


Todos sabemos que a vida quotidiana é uma prova de fundo. As dificuldades podem a pouco e pouco fazer-nos esquecer o porquê de estamos empenhados neste ou naquele caminho: “Que faço eu aqui?”, arriscamo-nos a perguntar-nos um dia, quer sejamos um religioso no seu compromisso, um empregado no seu trabalho, um esposo no seu casal…

Cristo não quis que esquecêssemos a beleza dos riscos que tomamos ao querer transportar o fruto. Por isso nos ensinou, tanto em palavras como em actos, a perfeição da caridade. Se os obstáculos nos entristecem a alma, a paciência estará lá para curar a nossa fraqueza. Se nos empurram para a cólera, a doçura nos dará a paz. Se somos tomados pelo ódio, a humildade será o nosso baluarte, e se o desejo de vingança nos assola, poremos a nossa esperança na justiça.


Esta paciência, esta doçura, esta caridade que o Espírito de consolação gosta de meter no nosso coração nos momentos de prova, ensina-nos a grandeza da nosso vocação. Seja qual for o resultado dos riscos que assumimos, através de uma certa perfeição da caridade, aprendida dia após dia na escola do Cristo, nós gozamos já as primícias da vida eterna. Possa o Senhor não cessar de a renovar no nosso coração

Sem comentários: