segunda-feira, 2 de março de 2009

Retiro na cidade- 2 de Março



Foto de Ana Loura
retiro quaresmal proposto pelos Dominicanos de Lille em: http://www.retraitedanslaville.org/


Correr riscos e converter-se



A Palavra de Deus


17Quando se punha a caminho, alguém correu para Ele e ajoelhou-se, perguntando: «Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?» 18Jesus disse: «Porque me chamas bom? Ninguém é bom senão um só: Deus. 19Sabes os mandamentos: Não mates, não cometas adultério, não roubes, não levantes falso testemunho, não defraudes, honra teu pai e tua mãe.»20Ele respondeu: «Mestre, tenho cumprido tudo isso desde a minha juventude.» 21Jesus, fitando nele o olhar, sentiu afeição por ele e disse: «Falta-te apenas uma coisa: vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu; depois, vem e segue-me.» (Marcos 10, 17-21 Bíblia dos Capuchinhos)


A meditação


Este jovem pergunta a Deus como fazer para ser feliz e ter a vida eterna. Então, a chave da felicidade, não é aquilo a que acordamos chamar de sabedoria? E a sabedoria não exige de nós que ajamos segundo a verdade e que sejamos justos nas nossas relações com os outros? É assim que Deus relembra primeiro ao jovem os dez mandamentos e o aconselha em seguida a dar as suas riquezas aos pobres.


Mas convertermo-nos à sabedoria não acontece sem obstáculos. Nós podemos ser tentados por coisas que nos seduzem sem razão. Nós podemos sentir repulsa em querer o que é justo, mais difícil, parece-nos demasiado custoso. É aqui que Deus nos chama a sermos fortes e a convertermo-nos apesar de tudo: a correr o belo risco de agirmos com rectidão mesmo quando vacilamos ainda em ver o que é bom, mesmo quando verdadeiros obstáculos cobrem a estrada da nossa felicidade.




Mas sobretudo, face a todas as dificuldades, não esqueçamos o que Deus nos diz: «vem e segue-me». Saibamos que é exactamente ele quem nos abrirá o caminho, uma vez que tenhamos dado o primeiro passo

Sem comentários: