domingo, 1 de março de 2009

Retiro na cidade-28 de Fevereiro

Imagem tirada da net
Tradução da reflexão do Retiro dos Dominicanos de Lille no site: http://www.retraitedanslaville.org/
«Seja feita a Vossa vontade»
A Palavra de Deus
Já te foi revelado, ó homem, o que é bom, o que o Senhor requer de ti: nada mais do que praticares a justiça, amares a lealdade e andares humildemente diante do teu Deus.Miqueias, 6, 8 (Bíblia dos Capuchinhos)

A meditação
O terceiro pedido que nós endereçamos ao Pai é: «Seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu». A vontade de Deus não se nos impõe, nunca, compete-nos mais descobrir esta vontade que se exerce na nossa vida como um apelo, como uma corrente que nos orienta.
E este querer, é primeiro um desejo, um desejo amoroso que nós temos de reconhecer na pele e à medida em que o realizamos em obra na nossa vida. Ele não existe á priori , ou desde sempre, ele é-nos manifestado na media em que nós orientamos a vida no sentido do Evangelho. Trata-se exactamente de nos metermos no bom sentido deste desejo de Deus, do querer de Deus vindo modelar o nosso próprio querer. Este conhecimento íntimo do desejo de Deus resulta completamente da união com o Pai. Ele é-nos necessário para progressivamente entrarmos em comunhão com ele.
Esta comunhão é o fruto do Espírito Santo que nos é dado pelo Pai e pelo Filho para entramos na dinâmica do seu desejo. Este desejo procede do amor que os une, e não será este amor que é o segredo da vida de Deus no seio da Trindade, como é o último segredo que nos entrega Jesus na véspera da Paixão? «Como o Pai me amou, também eu vos amei»?O Espírito Santo liga o meu coração ao coração de Deus, e o meu coração aprende a bater ao mesmo ritmo que o coração de Deus. Realizar a justiça, amar a bondade, caminhar humildemente com o teu Deus, é exactamente o caminho que seguimos na viagem empreendida depois do nosso baptismo.

Sem comentários: