segunda-feira, 16 de julho de 2007

Diálogos inquietantes-3 Sacerdote, Levita ou...?


Este homem vai todos os dias à marginal de Ponta Delgada levar milho às pombas, elas conhecem-no
*
*
Quem quero eu ser? Quem queremos nós ser? Orantes ou participantes? Ou ambos?
*
*
No MSN, esta manhã:
*
- tenho acordado as 3 da manhã para rezar as mil Ave Marias,pois estou fazendo uma novena de novenário e como hj e quarta feira eu acordo as 3 da manhã daqui do Brasil.
- Oh ..., antes dedicasses o teu tempo numa Missão a ajudar pessoas que precisam e as há aí à tua porta. Rezar é bom, mas rezer é meditar e eu não acredito que medites cada AvéMaria que rezas.
- mas pelas misericódias de Deus Ele age na minha fidelidade
- Não entendi
- A minha fidelidade é a que importa a Deus.
- Ser fiel a Deus é ser fiel ao amor. Ao amor a Ele no próximo. Vc viu o Evangelho de ontem? Quem foi o próximo do homem caído na valeta?
O que reza as Mil Avé marias ou o que o ajuda?
- São 5 horas de pura contemplação.E rezo pelos Sacerdotes em crise.Eu creio não importando quem creia ou não. Pois quem me pede é o Senhor Jesus Eucaristico no mosteiro da Santa Cruz.
Então vc me entendeu?

Eu rezo pelos Sacerdotes em crise e caido
- Não entendo não
- deixa pra lá
- Mas para além dessas 5 horas de contemplação o que faz mais vc?
- eu ai pratico
- Como?
- oro pelas pessoas on line
Aqui mesmo, oro pelas pessoas aqui na internet, devemos evangelizar aqui como o nosso saudozo João Paulo II nos pediu
- claro que devemos e sabes que o faço, também
- Eu acho uma tremenda Bênção este momento de que estou vivendo.
Sinto um carinho de Deus muito grande por mim.Para eu acordar as 3 da manhã do Brasil e de tomar banho e a começar a rezar a coroa de São Miguel para depois rezar as mil Ave Marias.
- Mas ajuda-me a entender
- Quantos minutos usas a orar cada Avé Maria? Tu meditas a oração ou dizes as palavras mecânicamente sem pensares?
......................................................
- Sabes? Eu tenho dificuldade em rezar o terço. Dou por mim a pensar em tudo menos no que os meus lábios dizem. Faz lembrar-me a estória que o Adriano contou dos dois Monges: dizia um que quando orava não havia nada no mundo que o distraisse
O outro, coitado, dizia que tinha imensa dificuldade em se concentrar na oração.
- Olha hj neste momento ao ler teu escrito senti um arrepio e Deus e quer que tenha este gosto pelo terço
-um dia estavam ambos lado a lado de joelhos a orar e diz o segundo: Tenho um burro para lhe dar. Passados minutos diz o que nunca se desconcentrava: o burro traz albarda??
- pois a cada 10 Ave Marias que rezas são a cada uma o decálogo e as 5 dezenas são as 5 chagas e e os 4 terços é a vida de Jesus. Começe a comtemplar neste sentido de que tens uma bíblia em suas mãos.
- Sabes? Prefiro rezar as Horas, tem os Hinos, os Salmos, as leituras e as orações. Tem que ser lido e meditado, não dito de cor sem pensar.
- Ah, esqueci de dizer que também rezo as Horas.
- Conheces algum site com as Horas em Português? recitadas? A Maria encontrou mas em Francês
- Que chic, em francês. Vou pesquisar depois digo
*
Samaritano?

1 comentário:

Paulo disse...

Não querendo criticar seja quem for, na verdade, existem certas ordens que passam os dias a meditar, entre as leituras e as orações. Não digo que seja a favor ou contra, no entanto, todos nós temos maneiras diferentes de ver e sentir a fé. Acredito que quem ajuda, terá graças mas, quem "apenas" reza também ajuda. Gostei deste teu blog, não conhecia. Continua.