quarta-feira, 11 de julho de 2007

S. Bento (no seu dia)















Imagem do Mosteiro Beneditino de Singeverga, Portugal (foto retirada da página de acolhimento do Mosteiro)



"Nada prefiram ao Amor de Cristo, acolhei os peregrinos como se de Cristo se trate" Da Regra
Oração das Laudes:
Santíssimo, fiel servo do Senhor, Patriarca chefe e guia dos monges, intercede por nós teus filhos e por todos os homens

Do site dos Beneditinos Brasileiros :


São Bento

Patriarca dos Monges do Ocidente e Patrono da Europa
“Em qualquer religião sempre houve quem, ‘esperando resposta para os enigmas da condição humana', fosse atraído de maneira singular para o Absoluto e para o Eterno. Entre estes, no que diz respeito ao cristianismo, sobressaem os monges, que, já no século III e IV, tinham instituído, nalgumas zonas do Oriente, uma forma de vida
própria, tendente a realizar, por inspiração divina, e a exemplo de Cristo ‘orando sobre o monte', ou uma vida solitária e segregada, ou a dar-se ao serviço de Deus na convivência da caridade fraterna.

Do Oriente, por conseguinte, penetrou a disciplina monástica em toda a Igreja e alimentou o salutar propósito de outros que, mantendo as normas da vida religiosa, imitavam o Salvador, ‘que anunciava às multidões o reino de Deus e trazia os pecadores à conversão’.
Quando, devido a esse espiritual fermento, a Igreja se tinha já desenvolvido, mas simultaneamente se arruinava na cultura, e o mundo romano envelhecia – pouco antes de fato, tinha caído o Império Ocidental - , pelo ano 480 nascia, em Núrcia, São Bento.
‘Bento pela graça e pelo nome, desde a infância tinha um coração adulto’ e, ‘desejando agradar somente a Deus’, pôs-se à escuta do Senhor, que procurava o Seu operário, e vencendo as excitações do espírito, percorreu caminhos ‘duros e ásperos’, isto é, enveredou ‘pelo caminho estreito que conduz à vida’.
Levando vida solitária em alguns lugares, conseguiu que o seu coração ficasse aberto só para Deus; movido unicamente por Seu amor, reuniu outros homens, com quem, como pai, entrasse ‘na escola do serviço do Senhor’. E assim, unindo ao sentimento do próprio dever a prática esclarecida ‘dos instrumentos das boas obras’, ele, e seus companheiros constituíram uma cidadezinha cristã, ‘onde finalmente – como disse Paulo VI, predecessor nosso de recente memória – reinassem o amor, a obediência, a inocência, o ânimo desapegado das coisas do mundo e a arte de usar delas retamente, o primado do espírito, a paz – numa palavra – o Evangelho’.
Praticando assim o que havia de bom na tradição eclesial do Oriente e do Ocidente, o Santo de Núrcia chegou a considerar globalmente o homem, cuja dignidade, como pessoa, inculcou como sem igual.
Quando morreu, no ano de 547, já estavam lançados sólidos fundamentos para a disciplina monástica, que, particularmente depois dos sínodos da Idade Carolíngia, tornou-se o monaquismo ocidental. Este, por meio das abadias e outras casas beneditinas, difundidas por toda parte, constituiu a união primitiva e originária da nova Europa: dizemos da Europa, a cujas ‘gentes, que vivem desde o Mar Mediterrâneo até à Escandinávia, da Irlanda até os territórios abertos da Polônia, os filhos deste Santo – com a cruz, com o livro e com o arado – levaram à civilização cristã”.

(Trecho da Carta Apostólica de Sua Santidade o Papa João Paulo II, no XV centenário do nascimento de São Bento).



Pelas fortes laços que me unem à família Beneditina em Portugal deixo aos "nossos Irmãos ausentes" esta oração:


"Acolher os que chegam como se de Cristo se trate"

Agradeço ao Pai todos aqueles que tem "semeado" no meu caminho e me têm ajudado a caminhar rumo aos Seus átrios.

Peço-vos, Pai: Dai a Paz que excede todo o entendimento e abençoai os presentes e os físicamente ausentes. Aos que nos esperam na Vossa glória e fazemos presentes na comunhão dos Santos revelai, Pai, o esplendor da vossa face. (aqui quero lembrar em especial o "meu Anjo da Guarda" o Irmão Salvador)


Amen

1 comentário:

um irmão. disse...

grato Ana, bom tema..belo dia este de S.Bento..boas recordações...