quinta-feira, 4 de março de 2010

Retiro na cidade - 10


A Palavra de Deus

39E, adiantando-se um pouco mais, caiu com a face por terra, orando e dizendo: «Meu Pai, se é possível, afaste-se de mim este cálice. No entanto, não seja como Eu quero, mas como Tu queres.»
Evangelho segundo São Mateus Cap 25, vers 39




Não nos deixes cair em tentação



A última tentação de Jesus, seria a de escapar à cruz. O «meu pai» é já, no entanto, mais forte que a tentação. Existirá mais bela expressão do que «seja feita a Vossa vontade» dessa oração, a sua oração, que ele ensina aos seus discípulos, «que seja feita a tua vontade e não a minha»?
A vontade de Deus para os seus filhos bem-amados será de qualquer forma a tortura e a morte? E a Sua vontade será que cedamos àprópria tentação, já que o Pai Nosso nos faz pedir: «não nos deixes cair em tentação»? Mas Deus não deseja para os seus filhos nada de mau. ele deseja para eles a vida em plenitude até à vida eterna, essa vida oferecida pelo Espírito Santo, que se reforça na completa recusa do mal, de toda a resistencia às tentações. É esse o caminho de Jesus. Caminho sem fuga, sem retorno.

O caminho passou pela Cruz, sinal de morte para aqueles que não a vêem como sinal, Sinal de ressurreição para os cristãos. «não nos deixes cair em tentação»: significa que a victória de Cristo sobre o mal é total. Nela, Satanás submeteu-se a Deus. Deus é o mestre das tentações do maligno. E tem poder de nos livrar delas. Assim depois: «não nos deixes cair em tentação», o Pai Nosso pede: «mas livra-nos do mal».

Sem comentários: