quinta-feira, 4 de março de 2010

Retiro na cidade - 8


Imagem retirada de:http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=1261

A palavra de Deus

Quando vos levantais para orar, se tiverdes alguma coisa contra alguém, perdoai-lhe primeiro, 25para que o vosso Pai que está no céu vos perdoe também as vossas ofensas. 26Porque, se não perdoardes, também o vosso Pai que está no Céu não perdoará as vossas ofensas.»
Evangelho segundo São Marcos, cap 11, versículo 25-26.




Quando a oração age




A versão do Pai Nosso que propõe o Evangelho segundo São Marcos é mais compacta. Contém uma frase. Mas, surpresa! Esta frase não é «uma a oração». Ela não diz o que deve ser dito na oração, mas ela diz o que fazer, rezando. «se tiverdes alguma coisa contra alguém, perdoai-lhe primeiro»

Perdoa-lhe a dívida que ele tem para contigo. Trata-se de renunciar ao espírito de vingança. O Pai Nosso na versão de Marcos vai ao essencial. Ele sabe que sozinhos diante de Deus, antes que se chegue ao elogio, é a nossa cólera, o ruído dos nossos rancores, que irá fazer-se ouvir. E São Marcos faz deste «perdoa-lhe a sua dívida para contigo» o acesso à plena presença dAquele que é meu Pai mas também o dele, daquele contra quem eu tenho queixas.


Não se enganem, porém, sobre o significado da frase « perdoai-lhe primeiro, para que o vosso Pai que está no céu vos perdoe também as vossas ofensas». Não se trata aqui de um toma-lá-dá-cá, de um negócio. Deus não faz comércio connosco. Ele não negoceia a Sua misericórdia. Trata-se dessa imensa generosidade à qual chamamos «perdão». O perdão de Deus é-nos dado e nós recebêmo-lo, dando-o por nossa vez. A misericórdia do Pai para connosco ,transforma-nos nela, em misericórdia para com nossos irmãos




Traduzido de: http://www.retraitedanslaville.org

Sem comentários: