quinta-feira, 11 de março de 2010

Retiro na cidade - 23


A Palavra de Deus
Deus dos Exércitos, fazei-nos voltar, iluminai o vosso rosto e seremos salvos.

Salmo 79 (80)

Eu venho buscar-te

Sozinhos como poderíamos voltar para Deus? Somos completamente incapazes de tomar o caminho do regresso se o próprio Deus não nos der forças. Assim, com o salmista, com todos aqueles que gritam no desespero, chamamos por Ele: «Deus, faz-nos voltar!» Através de um grito dirigido a Deus, grito inspirado pelo Espírito que habita em nós, estamos prontos para voltar, para a conversão. É a oração dos pobres a quem apenas resta uma coisa: a confiança absoluta de que Deus pelo seu amor os irá salvar. É uma questão de vida ou morte. A nossa vida está suspensa do olhar de Deus.

Por isso dê-mos a Deus livre acesso ao nosso coração. Ponhamo-nos debaixo do Seu olhar, como debaixo do sol para recebermos os seus raios. Acolhamos o Deus salvador, deixemo-lo entrar no mundo e o rosto de Deus iluminar-se-á para salvar todos os homens.
O rosto de Deus nosso Pai iluminou-se no Seu Filho. No Cristo, é o próprio Deus que volta para nós para nos fazer voltar a Ele. Salvo da morte, o primeiro, ele volta apara Seu Pai e abre-nos as portas da vida eterna. Sim, Deus salva-nos voltando e fazendo-nos voltar, libertando-nos de todos os caminhos de morte.

Quando o Seu rosto se ilumina, a ressurreição já chegou. A luz pascal pode brilhar sobre os nossos rostos para que o mundo se ilumine, permitindo-nos pousar sobre todos os homens o olhar do próprio Deus

Sem comentários: