quarta-feira, 17 de março de 2010

Retiro na cidade - 28



Foto de Ana Loura


A Palavra de Deus
«E, caindo em si…»
Evangelho segundo São Lucas capítulo 15, versículo 17

Enfrentar a vida

O filho quando está longe, faz um profundo caminho interior. Sem dúvida descobre quanto foi imprudente por ter saído de casa paterna, e a imagem do seu Pai aparece-lhe mais clara. É uma operação verdade que o liberta. Precisamos de compreender que são nos riscos da vida, nas nossas imperfeições e na nossa temporalidade que se inscreve o nosso caminho para a salvação, um caminho de verdade.

Não encarar as nossas tropelias desumaniza-nos. Encará-las liberta-nos…

Doravante é a nossa vida com as suas feridas e os seus sofrimentos, as suas injustiças e as suas violências que não são reparadas e curadas, mas guardadas pois são a realidade de homens que souberam permanecer assim. Apenas levaremos o nome de cristãos se continuarmos crentes na vida contra as evidências deprimentes das injustiças e dos sofrimentos íntimos. O homem é capaz da fé, da esperança e do amor, não apesar, mas graça à sua realidade humana. A nossa humanidade, dimensão carnal incluída, merece portanto ser salva tal como é. Não tenhamos medo da carne; não sonhemos ser anjos!

A procura da sua verdade libertar-nos-á mais que os princípios ou os pretensos valores. Tal como este filho pródigo, mergulhemos com coragem nas nossas histórias e então seremos capazes de nos pormos a caminho na direcção dos outros e de Deus.

Traduzido de: www.retraitedanslaville.org

Sem comentários: