sexta-feira, 12 de março de 2010

Retiro na cidade - 24


A Palavra de Deus

eu preciso de ficar em tua casa

Evangelho segundo São Lucas, capítulo 19, versículo 5


Eu convido-me


Um cobrador de impostos pendurou-se na sua árvore. Ele está ali porque quer ver Jesus. Ele quer muito vê-lo, mas não quer ser visto. Ele esconde-se quer dos seus concidadãos quer de Jesus. Mas ele quer vê-lo. Zaqueu trepa para a sua árvore porque ouviu dizer que esse Jesus acolhia bem os publicanos, as prostitutas e os pecadores. Ele quer ver, ele olha, ele observa de longe, pelo sentimento da sua indignidade mas também para não ser incomodado.

Nós sentimo-nos também pecadores, mas desejamos ver Jesus por curiosidade ou porque pressentimos que Ele é fonte de misericórdia. Mas podemos também olhar Jesus de longe, para não sermos incomodados. Então, é Jesus que eleva o seu olhar para Zaqueu, que o olha e lhe fala: «eu preciso de ficar em tua casa». Jesus não lhe pede que o convide, ele convida-se.
Jesus, pelo olhar que lança a Zaqueu, leva o seu d
esejo da sua realização. O que ele não tinha ousado imaginar, ele o mal amado dos outros e dele próprio, realiza-se: o Senhor quer habitar na sua casa hoje, e não apenas na sua casa mas também no seu coração. Esta palavra, Jesus dirige-a a cada um de nós, mesmo quando nós o olhamos de longe, por medo ou por vergonha. Sabemos bem que acolher Cristo na nossa casa, em nós, compromete o n osso amor e obriga-nos à conversão.

Desçamos da árvore da auto-suficiência e do nosso medo, para acolhermos com alegria, aquele que pode converter o nosso coração.

Sem comentários: