sexta-feira, 19 de março de 2010

Retiro na cidade - 31


A Palavra de Deus
«Tu, tu estiveste sempre comigo»
Evangelho segundo São Lucas, capítulo 15, versículo 31


A fé não é mensurável



Não existe aparelho que meça a fé. Não julguemos a relação dos outros, e a nossa própria, com Deus. Há um perigo espiritual mantido pelos dadores de lições de todos os tipos. A fé não se confunde com exercícios de devoção religiosa, e, ao mesmo tempo, uma fé que não se celebra corre o risco de anemia. Paradoxo cristão por excelência, esse desconforto na vida da fé faz a nossa grandeza.

Na Páscoa somos libertos do fascínio dos nossos méritos (se os houver); progrediremos na vida espiritual se nos demarcarmos de todo o espírito de medida da nossa relação com Deus. A morte de Cristo e o acontecimento da sua cruz são literalmente insensatos.

Ultrapassemos, atravessemos esta questão do sentido na nossa vida e na história. Metamo-nos na escola infantil como nos pede o Senhor. Não cortemos os cabelos em quatro! Confiemos simplesmente. Tenhamos agarrada ao corpo essa esperança de que estamos na mão de Deus. Cubramos a cabeça. Estamos salvos! Não sejamos Cristãos tristes! Velemos, esperemos, fiquemos alerta para este dia que se levanta a Oriente!
Cristo ressuscita todos os dias se soubermos abrir os olhos


Sem comentários: