terça-feira, 9 de março de 2010

Retiro na cidade - 22


A Palavra de Deus

10Respondeu-lhe Jesus: «Se conhecesses o dom que Deus tem para dar e quem é que te diz: ‘dá-me de beber’, tu é que lhe pedirias, e Ele havia de dar-te água viva!»
Evangelho segundo S. João, 4, 10


Ela espera


Jesus, a Água viva, está cansado e repousa na borda de um poço. Ele, a Fonte inesgotável, tem sede e pede de beber a uma estrangeira. A Samaritana está à espera; ela, uma mulher que não pertence ao Povo eleito, espera o Messias.
A sua curiosidade condu-la a um diálogo com Aquele que é ainda um desconhecido, e Jesus descobre nela um tesouro inesgotável, condu-la para o que ela sabe ser o Essencial.

O olhar de Jesus sobre a vida dela converte o seu coração, ele não a julga, mas liberta-a, recria-a. Jesus faz dela, de forma espontânea e imediata, uma testemunha que corre a anunciar a Boa Nova aos seus compatriotas: «Não seria ele o Messias?»
A conversão dela estava alí, em gérmen, na terra boa do seu coração, que Jesus conhece desde toda a eternidade. E esta conversão faz «bola de neve»: ela empurra a dos habitantes da cidade que graças a ela acolhem Jesus.
Ainda hoje, Jesus se senta na encruzilhada do nosso quotidiano. Hoje ainda, ele se aproxima da nossa vida vulgar, acolhedor e esperando tudo de nós. A nossa conversão está lá, à espera.


Traduzido de:
http://www.retraitedanslaville.org/spip.php?sommaire&date=2010-03-10

Sem comentários: