quarta-feira, 17 de março de 2010

Retiro na cidade - 29


A Palavra de Deus

« então encolerizado não quis entrar»
Evangelho segundo São Lucas, capítulo 15, versículo 28


Ultrapassar as imagens


Que desmancha-prazeres, este filho mais velho! Incapaz de ler o amor que lhe tem o seu Pai. E para nós quem é ele? Sentimos a ternura de Deus por nós?
A parábola mostra-nos que não é tão fácil e que nós podemos facilmente ser cegos. Deus ama-nos, mas como? Um acto de fé não consiste em sancionar as evidências, senão não seria necessário. Tentemos ir além do domínio da percepção para tocar o mistério. Tentemos cruzar as nossas emoções para encontrar O que se recusa a ser espectacular. Para além das belas liturgias, o coração do mistério é dado num pouco de pão partilhado

Como compreender esta ligação tão estreita entre a discrição da presença de Deus e a realidade desta presença? Admitamos que ficamos perplexos diante deste Deus que é tão discreto. Apenas a oração permite ultrapassarmos este hiato entre o nosso ressentimento e o amor de Deus. Senhor, eu não sei como me amas, mas eu creio que tu o fazes. Deixemos finalmente as mascaras, fujamos dos papeis, das posturas que tomamos ao longo do dia.

O essencial não é ser o mais velho mas sim saber-se amado.


Sem comentários: