domingo, 7 de março de 2010

Retiro na cidade - 11


Imagem retirada de http://sementinhakids.wordpress.com/

A Palavra de Deus

«O Reino de Deus não vem de maneira ostensiva. 21Ninguém poderá afirmar: ‘Ei-lo aqui’ ou ‘Ei-lo ali’, pois o Reino de Deus está entre vós.»
Evangelho segundo São Lucas Cap 17, vers 20 e 21



Da-nos hoje o nosso pão para amanhã



Será que «O pão nosso de cada dia nos dai hoje» do Pai Nosso, nos faz pedir ao Pai o pão da alimentação? Não é verdade que nós esperamos esse pão mais da terra e do trabalho dos homens? O pão que pedimos a nosso Pai do céu é um pão que não mata a fome.

Um biblista mostra que a palavra que traduzimos por «de cada dia» poderia também ser traduzinho por «de amanhã». Poderiamos portanto dizer: «dá-nos hoje o pão de amanhã». Jesus teria feito este pedido em memória do maná: Como os hebreus no deserto no sexto dia o maná para esse dia e para o dia seguinte, dia de descanso, Jesus pede a seu Pai que dê hoje o pão do descanso, o pão deste Reino, que estava a ficar mais próximo.

Já que o Pai Nosso nos faz pedir pão a Deus, e pouco importa que digamos «pão de cada dia» ou «pão para amanhã», escolhemos com Jesus a vida do Reino. Jesus revelou-nos isso pelos seus ensinamentos, pelo dom da Sua vida, pelos seus sacramentos, e introduzindo-nos também no segredo da sua oração.

Traduzido de: http://www.retraitedanslaville.org/spip.php?sommaire&date=2010-02-27

Sem comentários: