domingo, 7 de março de 2010

Retiro na cidade - 13


Clautros do Mosteiro de Singeverga. Foto retirada da net


A palavra de Deus

"Jesus toma consigo Pedro, João e Tiago e foram à montanha para orarem"

Evangelho segundo São Lucas, cap 9, ver 28


Pôr-se à distância


Caminhemos ao longo desta semana detalhando o texto do evangelhos da Transfiguração (Evangelho segundo São Lucas cap 9, vers 28-36). A acção desenrola-se enquanto Jesus está em oração. Por isso eu proponho que meditemos juntgos esta passagem para vermos o que nos pode ensinar sobre a oração.

Primeiro, a oração pede que nos distanciemos. Eles vão para a montanhs. Se a montanha é na tradição bíblica o local do reencontro com Deus, ela faz-nos tambem compreender que a oração pode ser um esforço, como a escalada. Orar, é previlegiar instantes para o recolhimento, é dar-mos tempo a Deus. Nas nossas vidas activas, é preciso lutar para encontrarmos um momento livre para rezar. Mesmo no fundo dos clautros, onde a vida é consagrada à oração, o relógio é muito útil para nos chamar à capela e nos tirar monopólio das nossas ocupações. Não, não nos é fácil colocarmo-nos em oração. Não é mais fácil aguentarmos o dia-a-dia sobretudo se estamos sós.

Quero sugerir-vos alguns truques práticos: anoto na minha agenda um espaço de tempo para orar, encontro um momento na minha vida e aprendo a gerí-lo, a caminho do escritório, do liceu, do supermercado, a passear, se passo ao pé de uma igreja, eu tomo alguns minutos para visitar Jesus presente no sacrário. Esse tempo gratuíto dado a Deus, serme-á devolvido em disponibilidade para os outros. Tente e verá.

Sem comentários: