quinta-feira, 4 de março de 2010

Retiro na cidade - 9


Romaria quaresmal da Diáspora 2010, Ilha de São Miguel. Foto de Ana Loura

A Palavra de Deus


9E, na terra, a ninguém chameis ‘Pai’, porque um só é o vosso ‘Pai’: aquele que está no Céu.
Evangelho segundo São Mateus, cap 23, vers 9




O Pai está nos Céus




Lembremo-nos das primeiras palavras do Pai Nosso de Jaques Prévert: «Pai Nosso que estais nos céus. Ficai aí.» Abusador, talvez, o poeta, mas não tão longe do Reino de Deus, segundo o que disse Jesus: «Não chameis a ninguém de vosso «Pai» sobre a terra...»


Ser tomado pela ideia que de que existe apenas um Pai, é reconhecer Deus como Deus. E para além disso existe o obrigada, Deus!, pais entre nós, pais de família, e aqueles a quem nós respeitosamente dizeremos "meu pai", quando eles não são nossos. Como sair desta confusão? O Evangelho não é contra a lógica. Reconhecer com Jesus que apenas Deus o «Pai», é trazer um certo olhar sobre as nossas paternidades humanas e espirituais. A verdade da nossa condição é podermos dirigir-nos a Deus chamando-o de «Pai nosso». Entre nós, apenas existem portanto, filhos e filhas.

Ser pai, tanto na geração como no espírito, é poder ser testemunha de outro, do meu filho, da minha filha, da minha própria condição de filho. Filho, filho, quer diz não ser escravo mas livre, não vazio de esperança de uma herança de futuro, mas ser herdeiro de uma promessa de vida, não sem Pai, mas amado ao longo dos anos pelo nosso Pai celeste. Todos filhos e filhas, todos filhos de Deus, todos prometidos a vivermos no Seu Reino.

Sem comentários: