quinta-feira, 4 de março de 2010

Retiro na cidade - 6


Entrada para o site passo-a-rezar http://www.passo-a-rezar.net/

A Palavra de Deus


6Tu, porém, quando orares, entra no quarto mais secreto e, fechada a porta, reza em segredo a teu Pai, pois Ele, que vê o oculto, há-de recompensar-te.

Evangelho segundo S. Mateus 6,6




Tu, quando rezares...


Porquê rezar? Estas palavras de introdução ao Pai Nosso na versão de São Mateus não parecem dar qualquer resposta à questão colocada, como se rezar fosse uma evidência. Não se diz porquê rezar, mas como rezar: «Tu, quando rezares, entra no teu quarto».

O mundo em que vivia Jesus era um mundo religioso, diriamos. No nosso mundo secularizado, a oração é uma prática esquisita. O que reza diante de outro arrisca-se de suscitar o espanto de um «o quê, tu rezas?!» Contudo não é certo que o evangelho faça da oração uma evidência social e não responda à questão «porquê rezar?». A oração que Jesus ensina aos seus discípulos não tem enquadramento no espaço público de um mundo religioso, mas o segredo de um quarto. Esta oração quer muito ter um testemunho, mas apenas um único Testemunho

E o preambulo do Pai Nosso, que diz «como rezar?», traz neste «como?» uma resposta ao «porquê rezar?» Escutemos de novo: «tu quando rezares, entra no teu quarto, fecha a porta, o teu Pai, o teu Pai, te dará». Porquê rezar? rezar para ser «tu» com Aquele que te ama no segredo. Rezar para te reencontrares a ti mesmo em verdade diante dAquele que te concede que existas de novo.



Traduzido de: http://www.retraitedanslaville.org/

Sem comentários: