domingo, 21 de março de 2010

Retiro na cidade - 32


Imagem tirada da net

A Palavra de Deus

« Ele correu a pendurar-se no seu pescoço e abraçou-o. »

Ecangelho segundo São Lucas, capítulo 15, versículo 20


Para e contra tudo


Quem não sonhou com semelhante acolhimento? Esta prodigalidade de um pai face às tropelias do seu filho é perturbante. Procuramos nós próprios sermos acolhedores como este Pai para com os outros? Como amar os outros se nem eu me sinto amado?

A quaresma é um bom momento para fazer o ponto da situação quando as dúvidas nos assaltam. Múltiplas questões podem surgir. De facto estaremos certos do amor de Deus? Como re-sentir essa ternura de Deus por nós? Pensaremos que se trata de uma ilusão? Uma vez mais a fé não consiste em sancionar as evidências. O conhecimento de Deus choca-se com o cristianismo na ferida do racional e a prova do relacional. Trata-se de saltar por cima das barreiras da incredulidade e de acreditar que Deus nos ama para e contra tudo.
É fácil dizer e certamente um caminho cheio de becos sem saída ou impossível, diremos. O irmão mais novo compreendeu que as suas errâncias não eram obstáculo para se meter a caminho. Não era muito merecedor, este homenzinho! Paremos de culpar! Não é o perfeito que é salvo mas o selvagem e ele acaba por ser o herói do festim final.

Sem comentários: