domingo, 7 de março de 2010

retiro na cidade - 14


A palavra de Deus
Enquanto orava, o aspecto do seu rosto modificou-se, e as suas vestes tornaram-se de uma brancura fulgurante
Evangelho segundo São Lucas 9, 29


Deixar-se moldar

A oração transforma-nos. Jesus nada faz, mas ele aparece diferente enquanto ora. Ele daixa-se moldar. Como isso nos parece impossível numa época em que a actividade reina. Precisamos de ser eficazes, rentáveis, "performantes". O homem moderno acredita que controla o seu meio-ambiente através da sua tecnologia, da sua ciência, da sua inteligência superior. Tudo acontece muito depressa, já não existe distância, posso estar no outro extremo do mundo amanhã.


Mas se os homens são tão eficazes por fora, não acontece o mesmo no interior. É um sítio que não suporta velocidades. O coração do homem é por vezesmais duro que a pedra e para ser moldado é preciso tempo.

Tenho uma amiga escultora, vi-a talhar um bloco de pedra para fazer uma estátua. Ela trabalhou muitas horas, estudando o material antes de bater com o cinzel e o martelo. Embora ela utilize por vezes a rebarbadora electrica para polir grandes áreas, os detalhes precisam de minúcia e aplicação.

O exemplo da artista pode ajudar-nos a compreender que o tempo é um aliado de Deus. Não sejamos desencorajados pelos nossos fardos e os nossos defeitos, é Ele quem seguramente age quando nós o deixamos agir.


Traduzido de: http://www.retraitedanslaville.org/

Sem comentários: