segunda-feira, 8 de março de 2010

retiro na cidade - 21



A Palavra de Deus

Eu vi a miséria do meu povo…e eu envio-te

Livro do êxodo, capítulo 3, ver 7-10



Vale a pena o desvio



A Bíblia diz que Moisés foi o homem mais doce que a terra deu! No entanto começou por matar um egípcio para salvar o seu irmão hebreu. Em seguida tomado de medo, ele foge para o deserto. Hoje ele não passa de um emigrado em terra estrangeira. Mas Deus irá «repatriá-lo».
Regressado do Deserto, Moisés vê um arbusto que arde sem se consumir. Deus manifesta-se nele. Troca de olhares e palavras, de silêncios. É o encontro. Fulgurante! Decisivo! Irreversível!
Que farás tu, Moisés, de toda essa violência que tens em ti? Desse espinheiro no íntimo do teu coração, que é, no entanto, terra santa? Deixarás tu a presença do divino transformar o poder destruidor em poder salvífico?
E Moisés abre-se a Deus. Então Deus diz-lhe: «Eu vi a miséria do meu povo. E Eu envio-te.» Querias salvar o teu povo? Deus junta-se ao teu desejo profundo, recria-o. Ele faz disso uma missão santa. Todo o encontro verdadeiro com Deus reorienta também o nosso desejo, e envia-nos em missão. Salvos da nossa própria violência, juntamo-nos aos nossos irmãos para os resgatar da escravidão pelo poder de Deus que nos conduz à Terra Prometida.

É assim que nós caminhamos juntos, da servidão ao serviço, graças ao amor ardente daquele que habita na sarça. Se portanto um misterioso arbusto se inflama no nosso deserto, não deixemos de o contemplar. Valerá a pena o desvio.


Sem comentários: